Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008

Carta aos angolanos

Tendo conhecido o vosso país antes do 25A devido a uns dias de férias que por lá passei, fiquei com a ideia que não estando as coisas muito bem, não vi a pobreza nem a miséria que grassa por lá hoje.

Uma das imagens que ainda recordo da bela cidade de Luanda, foi o facto de, estando eu sentado numa esplanada de um café na avenida marginal, o referido café e à moda de Portugal tinha um engraxador de sapatos e um vendedor de lotaria. Nada de anormal a não ser o facto de as ditas personalidades serem brancos. Isto para quem tinha chegado de Moçambique onde todos os empregos menores eram para os negros. Mas melhor ainda foi o facto de estando ainda na esplanada, estacionou mesmo à minha frente um Alfa-Romeu Montreal (nessa época uma “máquina infernal”). A porta do condutor abre-se e sai de lá um indivíduo de fato branco e chapéu de palhinha. Para meu espanto o indivíduo em questão era negro. Naquele momento fiquei espantado, mas com o passar dos dias cheguei à conclusão que havia pobres e ricos de todas as raças. Estas foram as minhas impressões sobre uma pequena estadia naquele país. Não leiam este texto como sendo um saudosista daquela época colonial.

Hoje quando ouvi a notícia de que uma parte do capital do BPI tinha passado para as mãos de uma angolana de seu nome Isabel dos Santos fiquei curioso e fui vasculhar quem era a dita personagem. Não me enganei em relação ao palpite que tive: filha de José Eduardo dos Santos, presidente do vosso país. Fiquei ainda a saber que a “rapariguinha” é sócia maioritária de outro banco em Angola e o seu querido “papá” é um dos homens mais ricos do mundo.

Aonde chegou o descaramento do vosso presidente. Aonde chegou o despudor de tão maquiavélica pessoa. Aonde chegou a corrupção, em que um homem não tem vergonha de fazer ao seu povo o que faz. É triste verificar que um dos países com maiores recursos naturais do mundo, tenha como presidente um dos homens mais ricos do mundo, mas que tenha em simultâneo um dos povos mais pobres, também do mundo. Penso que se fosse vosso conterrâneo não me conformava com tal situação. Sou como sempre aqui tenho manifestado contra a pena de morte. Sou contra o terrorismo. Mas se este senhor sofresse para aí um acidente …

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 00:10
Link do post | Comentar | favorito
22 comentários:
De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 01:32
Bunga, bunga
Moamba
e Bailarico



De conhecido... a 18 de Dezembro de 2008 às 02:32
vai lá vai... como diz a minha avó, anda meio mundo a enganar outro meio... essa é que é essa!!!


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 02:35
SE FOSSE SÓ ISSSOOOOOOO !!!!!!!!!


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 02:38
Vou aguardar pelos comentários iluminados de sempre! Directa, indirectamente ou sem ter nada a ver, será culpa de portinholeiros ou rondónios ??!!! Não estou a ver a relação destes com o post, mas isso é porque eu sou borrego e não devo estar a ver.
HEHEHE, vou aguardar...


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 08:27
No seu blogue da má-língua, Paulinho Portinholas escreve um post sobre as obras nos parques de estacionamento ao fundo das ruas de Alcamim e Chilões, em curso por parte da câmara.
Distraiu-se e mentiu.

Distraiu-se quando escreve que há 16 que Rondão Almeida deveria ter feito esta obra; há 16 anos, andava por cá um tal Carpinteiro, havia um Luís Abreu que era presidente da Assembleia e uma Bé Nogueira que mandava na câmara. Sabes de quem falo, Paulinho Portinholas?...

Distraiu-se porque há 16 anos, o parque de estacionamento ao fundo da Rua dos Chilões era um fantástico e terceiro-mundista mercado diário ao ar livre, climatizado de Inverno e Verão, que Rondão Almeida levou para a Casa das Barcas recuperada. Sabes do que falo, Paulinho Portinholas?

Mentiu quando escreve que est obra decidida pela câmara vem de uma reunião da ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão) feita no Grémio com familiares e amigalhaços dos fundadores. Ora se a câmara ouviu e levou em conta foi uma reunião por si organizada, a par da Associação Empresarial de Elvas, sobre comércio. sabes do que falo, Paulinho Portinholas?

É que, para mal dos teus pecados, a câmara ouve e colabora com a Associação Empresarial de Elvas, mas borrifa-se no que os fundadores da ADE-IR falam com os seus familiares e amigalhaços. Aliás, nem é de muito boa educação trazer para a praça pública conversas dos âmbitos familiar e da amizade...


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 08:28
Outra dor de cabeça para Tiago Abreu, na próxima sexta-feira, segundo se pode ler no site da Rádio Elvas:
“O secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, vai estar de visita ao concelho de Elvas na próxima sexta-feira, dia 19. A visita começa às 15 horas, no salão nobre da Câmara, onde será ratificado o protocolo recentemente assinado em Évora entre o município elvense e a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território, relacionado com o Programa "Política de Cidades”.
Depois, o secretário de Estado João Ferrão visita obras financiadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), a construção de um pavilhão multiusos em Barbacena e o projecto do novo Lar da Terceira Idade em Santa Eulália. Finalizadas estas visitas, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades regressa aos Paços do Concelho, onde serão assinados diversos protocolos.”

Vem aí uma grande má disposição para Tiago Abreu, voz solitária do CDS-PP (Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas), fundador da ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão), ajudante dos STALinistas nas muitas horas vagas e pseudo-empresário para aparentar social e fiscalmente.
Para as dores de cabeça e má disposição previstas, aconselha-se uma das seis farmácias de Elvas: Moutta e Rosado e Silva na Rua da Cadeia, Lux na Praça 25 de Abril, Costa na Boa-Fé, Calado na Avenida António Sardinha e Europa no Bairro Europa.
Sempre se activam as empresas locais, como sugere (e bem!) a Rádio Elvas neste Natal…


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 08:29
Paulinho Portinholas, o CDS-PP (Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas) anda de braço-dado com os STALinistas sindicais e é fundador da ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão).
O homem anda de cabeça perdida.
As coisas estão a correr bem aos Elvenses. Mas, a Portinholas, correm-lhe mal, mesmo muito mal, até péssimo:
- Hospital de Santa Luzia sem confirmar derrocada
- pista de gelo com 10 mil utentes num mês
- PSP de Elvas sobre de categoria, para Divisão, ao nível de Portalegre
- bares do coliseu à cunha e pessoas a descansar na Cidade-Jardim
- Vila Boim com campo de futebol com relva
- Cruz Vermelha constrói lar, centro de acamados e creche
- Santa Eulália com um lar novo
- Vila Fernando com Estabelecimento Prisional
- Terrugem com campo de futebol com relva
- Barbacena com um pavilhão multiusos
- Belhó e Raposeira com um centro social
- APPACDM leva mais três valências para Vila Fernando
- prisão de Elvas continua aberta
- Santa Eulália com um campo de futebol com relva

Isto é obra! É muita obra!
Temos de concordar que, para quem vive na perspectiva da desgraça, é muito mau. É péssimo!
Por isso, Portinholas não está a aguentar a pressão.
E isso afecta-lhe o raciocínio (?), se é que aquilo não é apenas maldade pura…
Vai daí, no blogue da má-língua, escreveu o seguinte, em delírio total, sobre a reunião da Assembleia Municipal da semana passada:
“Mas considero ainda pior uma declaração de Rondão Almeida que com certeza estará gravada. O nosso edil a dada altura diz-nos que «em boa hora que os militares abalaram de Elvas pois ficámos com um belíssimo museu». Em boa hora? Mas então o mesmo senhor que chegou a dizer que tirarem os militares a Elvas seria como tirar os estudantes a Coimbra agora diz-nos uma destas?”

O homem já ultrapassou o ponto de retorno à normalidade. Agora, já não é capaz de voltar para trás. São só fugas para a frente. De delírio em delírio, até à maluquice total.
Aproxima-se do Engº Zuca, mas carregado de maldade, má-criação e ordinarice.
Alguém pode acreditar que o presidente da Câmara Municipal de Elvas disse aquilo, na última Assembleia?
Já agora, esclareça-se que Rondão Almeida disse que “o Centro de Instrução de Condução Auto, que estava em Elvas, foi para Estremoz e vai sair de lá”. Por isso, “ainda bem que Elvas ganhou um Museu Militar, em vez de manter um Centro de Instrução de Condução Auto, para fechar a seguir”.
Por fim, esclareça-se que, talvez já em 14 de Janeiro de 2009, nos 350 anos da Batalha das Linhas de Elvas, devemos ter a inauguração do Museu Militar de Elvas.
Mais uma dor de cabeça para Paulinho Portinholas, esse CDS-PP da direita, amantizado com os STALinistas da esquerda ortodoxa, e a dormir com os ADE-IR…




De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 09:43
Poxa, mas então os carvalhos&grilos Lda não têm mais nada que fazer?


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 10:50
Além de Rondónios.
Devem também lamber o traseiro.


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 13:27
O Mocinha não larga os blogs. Estou farto dele.


De conhecido... a 18 de Dezembro de 2008 às 20:31
bem..... a conversa vai ter sempre ao tema, portinholas e Lda. , dão tanta importância a essa pessoa (essas pessoas) deixem o homem se tratar... principalmente da dor de cotovelo... lololol


De J.Fonseca a 18 de Dezembro de 2008 às 10:27
Jacinto
Tudo o que dizes sobre Angola, embora sem nunca lá ter estado creio que tens razão no essencial. Mas fiquei com a ideia que o problema do racismo, era para ti de somenos importancia, isto devido aos episódios que relatas do engraxador branco e da "bomba" com um preto a conduzi-la. Mas isto é apenas um pormenor, porque o que me levou a comentar o post sobre Angola é um tema que julgo que tem alguma gravidade.
Terminas dizendo "se esse senhor tivesse um acidente", estavas a referir-te a José Eduardo dos Santos, fiquei deveras estupefacto; isto porque na tua condição de professor parece-me uma afirmação completamente desajustada da tua função de educador. Pensei se um aluno do Jacinto ler este post o que pensará ?.
Li num post anterior que escreveste que eras por educação católico e acreditas em Deus, pois parece-me que para um católico são afirmações completamente inacreditaveis.
J.Fonseca



j.


De Gaiato alentejano a 18 de Dezembro de 2008 às 12:27
Sr. Jacinto César. Acho que não faz muita ideia do que hoje é Angola. O facto de uma filha do actual presidente ter uma parte do capital do BPI pode ser até escandaloso, mas nada que não tenhamos por cá. Só que cá fazem-no às escondidas.

No entanto, Angola é hoje um país em pleno desenvolvimento, um país de oportunidades onde com um pouco de sorte, podem-se fazer bons negócios. É por isso que lá há muitos portugueses a quererem obter chorudos benefícios nas suas empresas de lá. Angola não é só petróleo e diamantes; é um país com possibilidades enormes. Angola, ao contrário que Portugal, está a apresentar umas taxas de desenvolvimento muito elevadas: o ano passado foi de um 20% no seu PIB e este ano, com a crise deverá ficar, mesmo assim, num 12,5% e conta-se entre os dez países africanos mais desenvolvidos.

É é claro que Angola não é o que apresentam as televisões de criancinhas negras a morrer de fome. Há dificuldades, sim; há pobreza, sim; mas também há uma crescente classe média com poder de compra. Lá podem-se encontrar carros que nem sequer chegaram à Europa. De facto, Angola é um desses países que nos deveria fazer mudar a ideia que muitas pessoas têm de África, que pensam que os "pretos" ainda vivem no mato.

Cá em Portugal temos também muita pobreza. Se em Luanda encontramos pessoas a viverem no musseque, num ximbeco qualquer, cá em Portugal não temos de esquecer as penosas condições em que vivia muita gente, por exemplo, em Lisboa e nos arredores até há bem pouco, que em nada se diferenciavam das condições que se podem encontrar em África. Temos políticos corruptos e banqueiros que são todos uma cambada de vigaristas, tal como em Angola. É que o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo não é questão de países, mas sim de pessoas. E em Angola convivem o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo no mesmo espaço... tal como cá em Portugal.

Acho óptimo criticar aquilo que consideremos que deve ser criticado, mas não sem nos esquecermos das nossas falhas, que são muitas. Não vamos ver a palha no olho alheio sem ver a trave no nosso...

Como muitos angolanos me dizem, Portugal é Angola desenvolvida. Sem mais nem menos. E é verdade.

Isto o diz uma pessoa que conhece bem Angola.


De Art Vandalay a 18 de Dezembro de 2008 às 16:52
Angola é Nossa!


De Anónimo a 18 de Dezembro de 2008 às 22:19
Jacinto César:
Não posso deixar passar este momento sem te felicitar, pelo glorioso percurso do teu Benfica na Taça UEFA. Um ponto em 12 possíveis e o último lugar no grupo são de realçar.
O benfica perdeu 0-1 com o Metalist e os gregos pregaram 4-0 aos alemães. Ou seja: só vos faltaram 13 golos, 9 ao Benfica e 4 ao Hertha.
Trata-te da azia, que bem precisas...


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 11:25
SIM, O BENFICA É MESMO O MAIOR DO MUNDO! É O ÚNICO QUE ATÉ NAS DERROTAS DÁ ALEGRIAS AO POVO!!!
TINHA VERGONHA DE SER DE OUTRO CLUBE E ANDAR SEMPRE PREOCUPADO COM O SLB....


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 14:34

23 MILHÕES DE EUROS NO SAPATINHO

Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades hoje em Elvas para homologar os projectos relacionados com o programa Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana. Um conjunto de obras e projectos que se sintetizam assim:
- conclusão da Circular à Cidade, uma via fundamental de acesso às diversas áreas residenciais de Elvas;
- recuperação da zona do miradouro da Parada do Castelo;
Viaduto
- reabilitação do Jardim das Laranjeiras e das áreas envolventes ao Viaduto e à Igreja de Nossa Senhora da Nazaré;
- 6ª fase das Infra-Estruturas do Centro Histórico, com substituição de redes de água e esgotos, pavimentos, passeios e áreas de lazer;
- instalação da distribuição de sinal de televisão por cabo, no Centro Histórico;
- 1ª fase do arranjo dos fossos das muralhas seiscentistas;
- apoio a actividades culturais, como sejam Carnaval Internacional, feira Medieval e Festival Internacional de Folclore;
- criação de novos roteiros e circuitos urbanos, com finalidades turísticas;
- iluminação de monumentos;
- construção de um Centro Interpretativo do Património.
Ao todo, estamos a falar de um investimento que anda à volta de 10 milhões de euros!
Em tempo de dificuldades, Elvas orgulha-se destes projectos!

Mas Elvas tem (concluídas, em curso ou em projecto) outras obras de grande relevância:
- construção de Centro Social da Belhó e Raposeira;
- envolvente ao Polidesportivo Municipal e aos prédios, no Bairro de São Pedro;
- novos parque infantil e zona de lazer, na Quinta dos Arcos;
- estacionamento automóvel entre o Bairro Europa e a Quinta dos Arcos;
- nova zona de lazer, na Fonte Nova;
- parque infantil e zona de lazer, no Revoltilho;
- zona de lazer e parque infantil, no Olival do Sena;
- zona de lazer e parque infantil, na Quinta do Paraíso;
- zona de lazer e parque infantil, na Fonte da Prata;
- beneficiação de três ex-estradas nacionais;
- beneficiação das estradas municipais Elvas-Ajuda e Terrugem-São Romão;
- três novos relvados nos campos de futebol de Vila Boim, Santa Eulália e Vila Boim;
- instalação de microclima nas ruas de maior movimento comercial;
- instalação de contentores subterrâneos, para recolha de lixo, no Centro Histórico;
- novo Pavilhão Multiusos de Barbacena;
- Residências Autónomas da APPACDM de Elvas;
- Lar, Infantário e Cuidados Continuados da Cruz Vermelha Portuguesa;
- e novo Lar da Terceira Idade, em Santa Eulália.
Tudo isto se aproxima de 13 milhões de euros.

Somados aos 10 milhões de euros da primeira parte, chegamos a 23 milhões de euros.
É assim que se trabalha em Elvas, com apoio do Governo!
Esta é prenda de Natal para os portinholeiros desenvolvimentistas, para os STALinistas (Viery & Pepy), para os ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão), para o CDS-PP (de Paulinho Portinholas) e para o PSD (do Caba Quê?...).


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 15:03
E emprego não se arranja?


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 15:13
Em anos de eleiçõestud é fácil e aparece.
Obras desde quando e para quando?
O dinheiro do Polis anda a ser lavado e anunciado de ano para ano até chegar ao ano da Obra -ELEIçÔES.
A Circular o jardim das Laranjeiras ( desde 2001).
80 jantarecos do Regedor à nossa custa ( de borla pagos pelas associações que depois recebem o subsídio para as actividades e pagar os comes e bebes.. Assim também EU. Com o dinheiro dos Elvenses se faz Campanha todo o ano.
Os milhões também pagam estas vergonhas do Regedor.
Os elevenses vão ao jantareco, os lacaios botam discurso e os outros borrifam-se para o discurso choramingado do Regedor.
O Povo já apanhou fartão.
Só alguns têm que marcar presença.
Então quando foi o Encontro dos Comerciantes com a Câmara não é que houve pesssoas que foram ameaçadas por não ir ao Jantar.
Assim nascem os Milhões.

As obras já deviam cá estar.
Anunciaram mais de5 mililhões para Vila Fernando(Prisão) em 2008. Onde estão?Não estão, não vieram. Para 2009 anunciaram com pompa de Secretário de Estado pouco mais de 1 milhão.

Assim se fala em Milhões em Elvas.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 16:32
Há Milhões para Regeneração Urbana.

Boa!

Mandem o Chafariz da Rua Cadeia abaixo.
Retirem os passeios das Ruas estreitas da Cidade.
Arranjem a Praça da República.
Arranje,m fachada da Câmara.
Retirem olixo visual das Placas da Rondónia.
Os Milhões devem dar para isto não devem??
Ou Jantarecos levam tudo!!!

Isto sim é requalificação Urbana.


De Anónimo a 21 de Dezembro de 2008 às 11:28
Grande linguagem ofensiva e mentirosa de um Portinholeiro afamado. Assim vai o PSD e CDS de Elvas.
Continuam no bom caminho para dar mais uma vitória estrondosa a Rondão Almeida. Excelente.


De Taliban a 19 de Dezembro de 2008 às 15:20
BRIGADA14JANEIRO nomeada para Prémios Zé de Mello, Categoria Cultura! Votem em josedemello.blogspot.com


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs