Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | favorito
De Anónimo a 17 de Outubro de 2010 às 18:16
Portalegre é uma puta merda seus caralhos


De Anónimo a 26 de Outubro de 2010 às 01:10

É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:03

Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:32
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).


De Elvense a 1 de Novembro de 2010 às 17:04

Vocês em Portalegre já esfregavam as mãos quando andavam boatos de iam fechar o Hospital de Elvas, pois bem, azares! Não só, não fechou como ainda o governo lhe atribuiu melhores condições novas categorias, que não existem no Hospital de Portalegre. Já está construido em Elvas e pronto a ser inaugurado a Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados da Cruz Vermelha Portuguesa, coisa que Portalegre nunca sonhará ter! Dediquem-se à insignificancia que vocês são para o distrito. TGV vai estar em Elvas. Plantaforma Logistica vai estar em Elvas. Ah pois é, vão pastar pá.


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 02:42
O Hospital de Elvas, não vai fechar??? Você tem tanta certeza disso??? Olhe que eu não colocaria as mãos no fogo. Ouço falar na construção de um novo hospital em Évora e na imensidao de uns terrenos que ja estão disponibilizados para a construção de um grande Hospital em Portalegre, o que me leva a pensar na centralização dos parques de saúde nas capitais. Sendo verdade é de aplaudir, pq se trata de uma área demasiado preocupante no engrossamento da divida pública. Os doentes nao podem andar a ser pontapeados de local para local...e a racionalização e contenção de despesa é urgente. O hospital em Elvas recebeu mais condições??? Receberam todos, já viu a intervenção profunda no hospital de Portalegre? Vai ser inaugurado um centro da cruz Vermelha em Elvas para trocar o penso do "doi""doi"? Ena!!!!Agora com cruz vermelha e com bombeiros até vai parecer uma cidadezeca!!!! O TGV vai estar em Elvas??!! Volto a fazer a mesma pergunta - Você tem tanta certeza disso???! Não vê as noticias??? Dizem que já nao vai haver TGV!!! O PSD acordou viablizar o orçamento se o Governo desistisse da ideia absurda do TGV! E DESISTIU!!!! Todos os técnicos dizem que não será viável construir o TGV!!! Já está decidido que ele não será construido!!!! Ponto Final!!! Quanto ao futuro, ficarão duvidas que este projecto possa vir a ser construido. Já agora, se ele tivesse sido construido, não era com o intuito próprio de servir Elvas. Trata-se de uma estação em Badajoz, que por acaso se prolongava uns metros mais à frente, entrando em espaço portugues na zona do Caia. Não queira fazer passar a ideia do TGV ser para Elvas!!!! Por essa análise, Elvas também tem o Corte Inglês e o McDonalds!!! Sempre tiveram alguma potencialidade por viver muito perto de uma cidade, mas nem isso sabem aproveitar, tratando-se até na minha opinião de um entrave para o desenvolvimento! Quanto à fronteira do Caia, é simplesmente uma Vergonha! Passa um carro de 1/2 em 1/2 hora e depois ainda alguem teve o descaramento de aqui dizer que é a fronteira mais importante!!! A fronteira principal do país é Vilar Formoso (distrito da Guarda) e depois desta existem fronteiras muito mais importantes como a do Algarve e a de Valença do Minho. Sabe Porque??? Porque o traçado da A6 que liga Lisboa a Madrid É UM ERRO, não faz sentido...é andar às curvas para fazer um trajecto que poderia ser mais rectilíneo, isto pelo erro de ter que servir a pacatez de Évora e a brejisse de Badajoz. Hoje vê-se o que é essa auto-estrada. UMA VERGONHA! Existem na minha opinião duas estradas que fazem toda a diferença, como o IC13 (Alcochete-Portalegre-Cáceres-Madrid) ou a ligação de Castelo Branco a Monfortinho pelo IC31...Se olhar para o mapa do IC13, vai ver o traçado lógico, parecendo uma linha traçada a régua e esquadro entre as duas capitais ibéricas (só é pena ainda não estar terminado).  


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 18:55
voces ate se borram
Elvas tem o TGV
leste bem analfabeto
TTTTTGGGGGGGGV
mai nada

Querias auto estrada?
A6 não tens vais tendo essas pseudo estradinhas


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 20:30

Elvas tem o TGV??? Onde esta???? Se algum dia for construido terá uma estação em BADAJOZ, ultrapassando ligeiramente a fronteira ate ao Caia! Em Portugal nao dizemos Elvas, dizemos CAIA, o que revela bem a importancia que as pessoas dão a Elvas!!! E se alguem quizer referir Elvas, diz "Elvas, que fica perto de Portalegre"!


De eu a 4 de Novembro de 2010 às 18:18
Asno é como quiseres dizer, mas tu para apanhares o TGV vais ter que andar 66 Kms e nós 10.
 Caia é a fronteira com Espanha que fica no concelho de Elvas em frente a Badajoz e tu tens fronteira com quem? com os calhaus iguais aos que tens na cabeçorra.
 O que dizem de Portalegre é fica ao pé da Urra e do Cano.


De Anónimo a 4 de Novembro de 2010 às 18:58
Se algum dia, tiveres a possibilidade de "apanhar" o TGV, entao compra um bilhete de ida e "nao volta" se quiseres livrar-te da pastoricia elvense!  Leva tambem o rondao e o resto dos ciganos ou elvenses (como lhe queiras chamar)!


De eu a 5 de Novembro de 2010 às 00:31

sempre foram invejosos
ratinhos da beira que nem alentejanos sao

a capital de distrito mais pobre do pais

se fosse hoje nem distrito eram, deviam estar debaixo de evora

panascas bimbos


De Anónimo a 5 de Novembro de 2010 às 21:54

Quando se ve a wikipedia sobre elvas, chega-se à conclusão que andou por la um PARVALHAO DE ELVAS a tentar enganar as pessoas, dizendo as barbaridades que aqui diz!!! Provavelmte um dos que aqui estão neste blog! Diz la que Elvas tem 18 mil habitantes e é a 3ª cidade mais importante do Alentejo!!!!!! É que nem tem 18 mil habitantes como tambem não é a 4ª nem a 5ª, nem ...., quanto mais a 3ªcidade do Alentejo!!!!!! Nem praticamente é cidade. A PSP TEM QUE SAIR DE ELVAS, PORQUE DIZEM QUE ELVAS TEM MENOS DE 10 MIL HABITANTES!!!! Sobre as instituições de ensino superior, como praticamente não tem nada, dizem "Escola Superior Agraria de Elvas" e "Universidade Senior"!!! Burrrrosss, como se universidade senior fosse uma universidade, actualmente são centros de tempos livres para os idosos e nao há nenhuma freguesia rural deste pais que nao tenha um larzito desses! Depois somam todas as merdas como se algumas coisas de importancia fossem!!!!! Dizem por aqui que teve em estudo uma escola superior de hotelaria e turismo para Elvas!!!! BURRROOOSSS! ESSA ESCOLA JA FOI FEITA EM PORTALEGRE (SERVE TODO O ALENTEJO)!, está la!!! É NOVINHA E MAGNIFICA, com um projecto lindissimooo do Arquitecto Souto Moura, actualmente é uma das melhores do País e essas escolas não são superiores. É uma escola do Turimo de Portugal à semelhanca da que existe no Algarve ou no Estoril. Porque raio iria ela para Elvas???????!!!!!!!! Nem foi para Evora quanto mais para Elvas!!!!! Porque não para a Vila Boim ou St. Aleixo, ja agora! Vou-lhe só dar um exemplo desta lógica: O incrivel triangulo turistico de 3 concelhos praticamente unidos: Portalegre - Castelo de Vide - Marvão!!! Isto diz-lhe alguma coisa???!!! Quer comparar o simbolo turistico que esta aqui patente?!


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 04:01

É fantástica a capacidade inventiva que as pessoas de Portalegre têm. A PSP tem que sair de Elvas? lol, queriam não é? mas não só não sai, como há menos de um ano, o governo subiu a PSP de Elvas de Posto para Divisão Policial, tenho agora as 4 esquadras que Portalegre tem. Menos de 10 mil habitantes, Elvas? ve-se mesmo que essa vem de um habitante da cidade de Portalegre, é que só pode. Portalegre acredito que apenas tenha 10 mil habitantes, e se tem mais é graças ao Politécnico uma vez que 20% da população da cidade é estudantes do politécnico, que acabam o curso e piram-se.
Quanto a turismo nem vou comentar. Portalegre turismo, tem 0! Vejamos, não tem capacidade hoteleira nenhuma, uma vez que apenas tem 1 hotel e uma pousada da Juventude. Património o que temos? a Sé, o Castelo e a Serra de São Mamede, absolutamente mais nada. Museus? tem 1 ou 2. Vejamos Elvas, está prestes a ser Património Mundial, tem o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo e isto mesmo foi dito pela UNESCO, tem uma capacidade hoteleira que apenas existe de igual forma em Évora e Beja, uma vez que Elvas tem 5 hoteis e ainda a Pousada mais antiga de Portugal, pertencente ao "Turismo de Portugal - Pousadas de Portugal" Grupo Pestana que caso não saibas é o maior grupo hoteleiro do pais. Vejamos mais, tem um património histórico e arquitectonico invejavel e cuidado. Museus em Elvas? temos 6, em que temos o maior museu de arte contemporânea do sul do pais e ainda temos o museu nacional militar considerado um dos maiores da Europa. Évora não precisa de Escola de Hotelaria e Turismo nenhuma, porque tem uma UNIVERSIDADE que é a maior do sul de Portugal e uma das mais importantes de Portugal com cerca de 11 mil alunos, quanto à escola em Elvas, não veio para Elvas, tanto faz. Elvas tem a EPRAL (a maior escola profissional do alentejo com pólos em Évora, Elvas e Estremoz.) e ainda tem a Escola Profissional DouroCabe, uma rede de escolas de cabelereiro e estética espalhada por Portugal que no Alentejo tem apenas 3 escolas: em Évora, Elvas e Beja, mais uma vez, Portalegre ficou fora do mapa como capital de distrito. Vejamos, porque razão Elvas tem o Consulado Honorário de Espanha que comanda os Distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco e esse mesmo consulado não foi para Portalegre? É também por estarmos perto de Espanha, mas mais propriamente porque em Portalegre ele não iria trazer vantagens nenhumas, mas se alguem de nacionalidade espanhola viver em Portalegre tem que se dirigir a Elvas para tratar de algum papel, pois é. Quanto a questões de população, os mesmos dados foram revelados pela Câmara Municipal de Elvas que a população da cidade já ronda os 18 mil habitantes. Em 2001 Elvas não tinha grande diferente de Portalegre, Elvas em 2001 tinha 15.115 habitantes e Portalegre 15.238, apenas 100 e poucos habitantes de diferença. Portalegre não evoluiu, Elvas evoluiu, normal que a população cresça. Onde estão os unicos fornos crematórios do Alentejo? em Elvas e Ferreira do Alentejo. Elvas tem o 1º Complexo Funerário de luxo de Portugal, Portalegre o que tem? ZERO! A cadeia de Lojas SEASIDE e ESPAÇO CASA com lojas espalhadas por Portugal porque não se instalou em Portalegre? não lhe interessou. E Instalou as 2 superficies comerciais onde? em Elvas. E agora instalou também essas duas superficies comerciais em Évora, e no Alentejo são as unicas, prevê-se apenas a abertura de mais 2 superficies em Beja. Portalegre, mais uma vez fora do mapa. Porque será que Elvas tem um Coliseu com 6.500 lugares e Portalegre tem uma praça de touros velha e a cair aos bocados? pois é, coisas da vida. Ouve-se bastante que os BV de Portalegre estão em crise, já dispensaram pessoal e foram penhorados bens, dos BV de Elvas não se ouve nada, adquerem novas ambulancias e mais pessoal e crise nada. Em Portalegre todos os dias empresas fecham as portas, e depois ainda dizem que tem muito comércio, nota-se, hahaha. Merdas. Portalegre é uma cidade de merda e sempre o será, com gente de merda.


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 01:20

Hoteis em Elvas? Diga-me quantos projectos turisticos estão prespectivados para Elvas?! Nao conheco nenhum! Conheco imensos ja apresentados em Portalegre (cerca de uns 5 hoteis na cidade), o mega empreendimento da Abrunheira, O projecto da Quinta da Penha, etc etc. E não é so em Portalegre, tb ja vi projectos em Ponte Sor (na zona de Montargil), Fronteira, Marvão, etc. ELVAS=0...NAO HA NADA, É INVIAVEL!.Elvas está prestes a ser património mundial da unesco?????!!!!! MAS VC ACREDITA NISSO?????!!!!!! POR CAUSA DAS MURALHAS?????!!!!!ENTAO E A VILA DE ALMEIDA OU A VILA DE VALENÇA DO MINHO?????!!!! TEM MURALHAS PRECISAMENTE IGUAIS!!!!! O QUE??? AS DE ELVAS SÃO MAIORES???? E SE POR ACASO FOREM???? ISSO É ALGUM ARGUMENTO PARA SER PATRIMONIO DA UNESCO??????!!!! TENHA DÓ! Não ve que isso é impossivel. O unico concelho com argumentos para ser classificado como patrimonio mundial da unesco é MARVÃO. Já reparou que até a vila de Marvão tem tido dificuldades nas candidaturas? Por amor de Deus....VC QUER COMPARAR A PORCARIA DE ELVAS COM MARVÃO?????? Não ha uma vila em Portugal que tenha tanto patrimonio como Marvão. É um caso completamente distinto do resto do País (Quando estamos em Marvão, nem parece que estamos em Portugal). Não so pela singularidade da vila medieval, mas por tudo o que está à sua volta, como a cidade da Ammaia e milhentas outras coisas. É unica. Não ha metro quadrado daquele concelho que nao esteja mergulhado num poço de património. Quanto aos estudantes serem uma boa percentagem da cidade de Portalegre, então terá que acrescenta-los aos numeros dos censos do INE apresentados para Portalegre, pois esta estatistica so tem em conta as residencias fixas das pessoas, não os estudantes (os que são de fora de Portalegre). Só aqui ve a diferenca de Portalegre para Elvas, sendo ainda maior do que parece!!!! looool. Quanto ao patrimonio de Portalegre, se não contarmos com o patrimonio militar, vai perceber que sim, ha mais património em Portalegre que em Elvas.. Um local nao pode dizer que é "monumental" por ter uma muralha e 2 ou 3 fortes!!! Portalegre embora nao tenha uma muralha tao grande ou fortes desse tipo, tem por exemplo, inumeros conventos, catedrais e um dos maiores conjuntos de palacios existentes na região e no país, etc. etc. E sabe o que é mais ridiculo nisso tudo? É que Elvas tem o patrimonio todo a cair, acumula-se lixeiras por cima do belo patrimonio candidato à unesco e ao lado constroi-se coisas que ate ferem a vista! Quanto à escola de Hotelaria e Turimo de Portalegre, digo-lhe que não é o unico local com formação nesta área. Existem licenciaturas em Portalegre  na área do turimo. Quanto às escolas profissionais, acho que Portalegre não aceitaria, como é obvio, ter um polo de Evora! lool, como é a Epral. Existem outras escolas profissionais na cidade de Portalegre. Quanto aos outros argumentos de que Elvas esta a desenvolver-se. Parabens- Elvas ja tem 2 ou 3 "boutiques", afinal nao é so lojas de toalhas; Estão de parabens tambem todos os concelhos deste País que se não tem lojas de uma rede, tem de outra!pfff...que atrasos de vida, parece que vivem mergulhados numa selva ou algo do género..! Parabens- Elvas tem uma mortuaria com crematorio!!!! Muito prospero para a cidade! É Elvas no seu melhor!!!! Loool


De eLVENSE a 7 de Novembro de 2010 às 18:16

HOTEL BRASA (***)
HOTEL D. LUIS (***)
HOTEL BRASA CAIA (***)
VARCHOTEL (***)
HOTEL S. JOÃO DE DEUS (****)
HOTEL QUINTA DE ST. ANTÓNIO (*****)
ALBERGARIA ELXADAI PARK (****)
ALBERGARIA JARDIM (****)
ALBERGARIA CARRASCAL (***)
POUSADA DE ST. LUZIA (*****)

PORTALEGRE:
HOTEL D. JOÃO III (***)
POUSADA DA JUVENTUDE (***)

Felizmente que Elvas retirou-se da Região de Turismo do Norte Alentejano (Portalegre), e criou a Comissão Municipal de Turismo de Elvas e juntou-se à Região de Turismo de Évora.


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 22:32
Vou-te dizer uma coisa. Conheco essas pensoezecas todas e so vejo uma que ainda consegue ter alguma dignidade que é o hotel Sao Joao de Deus. Tudo o resto é merda, ha tambem a velha quinta de Sao João mas isso fica bem longe de Elvas! Mas eu questiono-me de uma coisa, porque raio há grupos ecnonomicos e empresarios a apostar em Portalegre na área do turimos e nao ha nada em Elvas???? Eu sei porque, digo-lhe sinceramente que se tivesse dinheiro no bolso, nao via como o gastar aqui e percebo porque ele é gasto em Portalegre. Portalegre tem valencias e e preocupaçoes logicas, como a preservação do seu vasto patrimonio, quer arquitectonico, quer cultural. Por exemplo, o fim de semana passado estive em Portalegre na Baja e é assustador os milhares e milhares de pessoas que se via na cidade...quando regressei a Elvas parece que tinha voltado para algum lado algures no deserto!!! Nao consigo entender elvas. Cria uma regiao de turismo municipal!!!!...incrivel. E depois fica a deriva, longe das grandes regiões de turismo!!!! Tambem nao faz sentido que Elvas fosse da região de turimso ligada a Portalegre, porque não aposta no turismo como os concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão, Alter, Fronteira, Crato (Flor da Rosa) etc etc. Ficamos aqui neste cantinho mergulhados na ignorancia desta pacata vila, em que ninguem da nada por nos. Enfim ao menos há um crematorio na aldeia.


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub